terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bom dia caro aluno..

Hoje iniciaremos a aula de Bioquímica do exercício e este blog é um espaço para te ajudar  a entender melhor esse conteudo e compartilhar com seus amigos de classe, além de trocarmos informações pertinentes a disciplina.

Let's Go!

Nessa primeira Aula falaremos de Homeostasia, que apesar de ter um nome um pouco estranho, é de fundamental importância para nós, profissionais de Educação Física, uma vez que na prescrição de exercício ela sempre será nossa "meta" a ser alcançada, para ser quebrada.

Em nosso contexto de prescrição de exercício é comum ouvir o termo "quebrar a homeostase" ou antagonicamente, chegar em "stade state" (estado estavel).

Mas Daniel, o que essa homestase?

Esse termo Homeostasia, é formada pelos termos gregos homeo ( o mesmo) eStasis (ficar), e foi definida pelo fisiologista americano Walter Canon em 1929, com o intuito de criar um conceito de manutenção das condições estáticas ou constantes do meio interno do corpo.


Assim podemos definir a homeostase como sendo uma propriedade auto-reguladora de um sistema, ou organismo, que permite manter o estado de equilibrio de suas variáveis físico-quimicas (como temperatura, pressão, PH) essenciais e de seu meio ambiente.

Alguns parametros são importantes para compreendermos a homeostasia em nosso corpo, dentre elas:

A RESPONSIVIDADE que é a 

  • “Capacidade do organismo de determinar responder às alterações de seus ambientes interno e externo.”
A responsividade é bastante vista quando transpiramos sendo o suor uma resposta visivel do aumento da temperatura corporal. 

Ele é eliminado pelas glândulas sudoríparas e sua principal função é manter
a temperatura coporal em homeostase de 36ºC.
 
Sempre que elevamos nossa atividade física, há aumento da temperatura corporal 
 
Para saber mais sobre o suor  acesse este link.



Homeostase e Exercício:

Na atividade física, seja vigorosa ou não, a busca pela homeostase ocorrerá na interação entre os  diversos sistemas ( endocrino, neuromuscular, respiratório, imunológico).
Um Exemplo seria a o controle glicemico e na regulação da liberação da insulina durante o exercício.



Observe que quando há uma elevação na concentração de açúcar (glicose) no sangue, o pancreas é estimulado a produzir insulina, (setas amarelas) e assim a redução glicemica.  
Em exercício, ou em atividades que necessitem de energia, a utilização do glicogénio é necessária. Nesse caso, na baixa concentração de glicose, o glucagon é liberado pelo pancreas e estimula a quebra do glicogênio, formando glicose e elevando a concentração de açúcar no sangue (setas azuis).

O  processo descrito acima,  é regulado pelo sistema endocrino e impede que o corpo entre em hiperglicemia (excesso de açúcar) ou em hipoglicemia (falta do açúcar) mantendo a homeostase glicemica.

Já podemos abrir um parenteses nesse ponto e começar a compreender que o exercicio altera a homeostase corporal, e qualquer atividade que você faça além do repouso altera a homeostase.
Nosso corpo sempre buscar um estado de equilibrio seja na temperatura, pressão, Ph, umidade da pele, em fim, todos os sistemas buscam o equilibrio.


Então estimado aluno....qual é a relação da homeostasia com sua vida profissional na educação física?

Deixe aqui seu comentário de como a homeostase está relacionada no pré e pós o exercício
no video abaixo.

Um comentário:

  1. Olá professor Daniel bom diante das informações adquiridas até aqui meu comentário é bem simples eu entendi que:
    Nosso papel como professor de educação física é gerar no organismo do aluno uma nova resposta metabólica através do exercício físico ou seja, gerar uma desordem na homeostase e então o próprio organismo do indivíduo gera uma ação para a regularização da homeostase que este estava acostumado.
    Gostaria de saber sua resposta desde já muito obrigada !!

    ResponderExcluir